Criar uma Loja Virtual Grátis
Translate this Page



ONLINE
2




Partilhe esta Página

 

 

 

 

Cursos 24 Horas

Programa de Afiliados Cursos 24 Horas

Programa de Afiliados - Cursos 24 Horas

ALIMENTAÇÃO
ALIMENTAÇÃO

A primeira papinha do bebê

 

AVISOS IMPORTANTES

  O MINISTÉRIO DA SAÚDE INFORMA:

O aleitamento materno evita infecções e alergias e é recomendado      

até os 2 (dois) anos de idade ou mais.

Após os 6 (seis) meses de idade continue amamentando seu filho e ofereça novos alimentos.

O Guia do Bebê informa:

Nenhuma receita aqui apresentada substitui o leite materno. Portanto, mesmo oferecendo esses alimentos, aqui sugeridos, ao seu bebê,  continue amamentado-o pelo menos até os 2 (dois) anos de idade.

Nas primeiras duas semanas a papa deve ser feita com um tipo de legume e um tipo de folha. Depois que a criança já tiver experimentado vários tipos de legumes e folhas, você pode misturar até três tipos  de  cada grupo.

Primeira papinha - (para as primeiras duas semanas)

Ingredientes - meia cenoura média - duas folhas de alface - um pedaço pequeno de cebola - um pouco de salsa bem picadinha     - uma pitada de sal - uma colher rasa das de café de óleo de milho ou girassol

Modo de fazer Lave bem a cenoura e as folhas de alface.  Coloque um pouco de água filtrada  para ferver - o suficiente para  cozinhar os ingredientes. Depois que a água entrar em ebulição,  coloque a cenoura com casca, o alface, a cebola,  o sal e o óleo.  Cozinhe em panela de pressão ou em panela comum  com tampa. Deixe  cozinhar até que a cenoura fique macia. Tire a casca  da cenoura e  amasse com um garfo, juntamente com a cebola e as folhas de alface. Acrescente a salsinha.

 

 

Dicas - A cenoura pode ser substituída por outro legume e  as folhas de alface por outro tipo de hortaliça. Alguns exemplos:  mandioquinha com espinafre; abóbora com repolho; beterraba com  agrião; chuchu com couve. - Use sempre cebola ou alho para cozinhar os alimentos. O mesmo vale para o óleo, a salsinha e o sal.

Atenção! Fica a critério do seu pediatra a  consistência da papinha que deve ser oferecida ao bebê bem como o  seu processamento final. Ou seja, se os alimentos serão passados em  peneira, amassadinhos ou em grãos.

 

Denise Donadio Castilho 

Mel

 

Evite dar mel para crianças menores de 1 ano

Desde o dia 19/08/2008 a Agência Nacional de Vigilância Sanitária(ANVISA) está recomendando que crianças menores de 1 ano não consumam   mel.

A recomendação vem depois de uma pesquisa que constatou a presença  de esporos da bactéria Clostridium botulinum, bacilo  responsável  pela transmissão do botulismo intestinal em 7% das  amostras do produto  recolhidos no mercado. A mesma recomendação é  feita também   para pessoas que estejam com problemas relacionados à  flora intestinal  não importando a faixa etária.

A ANVISA  informa que nenhum caso de botulismo intestinal causado pela ingestão de mel foi confirmado no Brasil, porém faz dessa recomendação     um  atitude preventiva já que o botulismo é uma doença grave.

Arroz doce especial

Ingredientes 2 colheres (sopa) cheias de arroz ½ copo de água filtrada  1 copo de leite  2 colheres (sopa) de açúcar 1/4 de xícara de iogurte natural  2 colheres (sobremesa) de óleo de girassol  um pouco de canela em pó

Modo de fazer Depois de escolher e lavar o arroz, coloque a metade para cozinhar com a  água, o óleo e metade do leite. Vá mexendo e, aos poucos, acrescente o restante do arroz e do leite, até que fique bem cozido.Quando  esfriar, acrescente o iogurte natural e mexa bem. Sirva com um pouquinho e canela em pó.

Denise Donadio Castilho 

Cenoura com laranja

Bata no liquidificador o suco de duas laranjas lima ou pêra mais uma  cenoura média. Se você tiver centrífuga, faça o suco     da cenoura e  depois misture com o de laranja.

Dica: Para aproveitar mais o suco de frutas como goiaba, maçã, pêra e de cenoura e beterraba, o melhor é processa-las na  centrífuga. Se você não tiver esse acessório, use o liquidificador. Mas lembre-se de coar o suco antes de servi-lo.

Atenção! sugerimos que a introdução de frutas e legumes seja feita com cautela, não ultrapassando 40 ml ao dia. Caso ocorram erupções,  manchas, diarréia ou constipação ou outras alterações,  não alimente  mais o seu bebê com o novo ingrediente e procure orientação com o  seu pediatra.

 

Denise Donadio Castilho